terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dança Flamenca

Dança flamenca é uma das minhas paixões. Mas nem me pergunte porquê. Coisas que não explico, apenas sinto. Pode ser que haja mais leitores desse blog apaixonados por esta dança, então vamos para as dicas de onde aprendê-la aqui em Salvador.

Dança Flamenca no teatro Vila Velha 
Em outubro, a bailarina mineira Laura Pacheco, jornalista e mestranda em Dança pela UFBA realiza oficina de dança flamenca.
Período: sábados de outubro, das 10 às 12h.
Início das aulas: 09/10/2010
Investimento: R$ 100
Telefone: 71 3083-4616 (a partir das 15h)

Worshop da Escola de Dança Espanhola Caballeros de Santiago
Rua da Paciência, 441, Rio Vermelho. Telefone: 3334-4342
Período: 24 a 26/09/10, sexta a domingo às 20h
Investimento: R$ 120

Companhia de Danzas Españolas
Informações: 71 3337-3258
e-mail: szelydenunez@hotmail.com

Sobre a dança flamenca: 
O FLAMENCO é uma arte popular aplicada ao modo particular de dançar, cantar e tocar guitarra proveniente da região de Andaluzia, no sul da Espanha. A Andaluzia é formada por oito províncias que são: Sevilla, Granada, Málaga, Córdoba, Jerez, Huelva, Cádiz e Almería.
Suas raízes estão calcadas num sedimento artístico composto por diferentes e sobrepostas civilizações como a árabe, judaica, hindu-paquistã, bizantina, cigana, entre outras. 

Os ciganos têm um importante papel no desenvolvimento do flamenco. Decretada a perseguição às tribos nômades pela Coroa de Castella em 1499, e com a expulsão dos não cristãos e os de raça considerada impura como os judeus, ciganos e árabes através das medidas severas adotadas pela Santa Inquisição, os grupos foram obrigados a se estabelecer nas montanhas e outros locais desabitados para sobreviverem. Com o convívio e mistura dos diferentes costumes e tradições dessa gente perseguida, foi surgindo uma nova forma de expressão cultural. Nesse instante nascia a música flamenca, a arte do flamenco. 

A palavra flamenco foi usada pela primeira vez em 1835. Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz. Estudiosos sustentam ainda a referência de flamenco ao termo "flamância" de origem alemã, que significa fogosidade ou presunção, e que era aplicada aos ciganos por seu temperamento. 

Mais informações, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flamenco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a)! Ajude-nos a melhorar comentando ou enviando-nos dicas. Beijos no coração! Bárbara e Deise.